Pular para o conteúdo principal



Parceria Fiocruz, Pasteur e UFC impulsiona Pesquisa em Saúde


A Cooperação Científica Brasil-França avança com a assinatura do Memorando de Entendimento-MoU, na sigla em Inglês, entre a Fundação Osvaldo Cruz-Fiocruz, o Institut Pasteur de Paris e a Universidade Federal do Ceará-UFC.

O evento, que ocorre, nesta terça-feira (25/3/2025), às 9 horas, no Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia-Campus da Fiocruz Eusébio-Ceará, contará com a presença do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain. 

A cerimônia de assinatura representa a oficialização de um compromisso já firmado pelo presidente da Fiocruz, Mário Moreira, pela presidente do Institut Pasteur de Paris, Yasmine Belkaid, e pelo reitor da UFC, professor Custódio Almeida, para reforçar a colaboração em Pesquisa, Inovação e Intercâmbio Acadêmico nas áreas da Imunologia e da Imunoterapia.

No evento, estarão presentes:
  • Co-coordenadores do Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia, Caroline Passaes e João Hermínio Martins.
  • Assessor da Fiocruz para Cooperação com Instituições Científicas e Tecnológicas Francesas, Wilson Savino.
  • Reitor da UFC, Custódio Almeida.
  • Cônsul-Geral da França no Recife, Serge Gas.
  • Coordenadora Geral da Fiocruz Ceará, Carla Celedonio.
O memorando de entendimento tem como foco a ampliação das ações de cooperação científica e educacional entre as instituições. A parceria busca fomentar o intercâmbio científico no campo da saúde, além da organização de Cursos, Programas de Pós-Graduação em Rede, Seminários e Conferências Científicas. 

O documento prevê:
  • Divulgação de resultados científicos por meio de publicações e trabalhos acadêmicos.
  • Incentivo ao acesso ao Biotério do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM/UFC) para a realização de estudos científicos.
  • Orientação mútua de estudantes de Mestrado e Doutorado da UFC, Fiocruz e Institut Pasteur.
Além disso, a Cooperação entre as instituições pretende promover treinamentos e capacitações técnico-científicas para a sociedade.

Um dos destaques dessa colaboração é a possibilidade de utilizar o Biotério do NPDM/UFC, que é um dos poucos do Brasil certificados internacionalmente para estudos pré-clínicos de novos fármacos, para a condução dos projetos de pesquisa colaborativos entre os pesquisadores das três instituições.

No Núcleo, há diversos laboratórios, que desenvolvem pesquisas inovadoras para a criação de novos fármacos com potencial anticâncer a partir da biodiversidade brasileira, o que reforça a importância desse acordo para a ciência nacional.

O Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia é fruto da Cooperação Científica entre o Institut Pasteur, na França, e a Fiocruz. Inaugurado em maio de 2024, sua missão é acelerar a pesquisa no campo da Imunologia e impulsionar o desenvolvimento de Imunoterapias inovadoras para o tratamento de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis. 

O Centro desenvolve Pesquisas voltadas para o Câncer, Doenças Emergentes e Infecciosas, Doenças Autoimunes e Neurodegenerativas. Sua criação fortalece a capacidade de resposta às demandas globais de Saúde Pública e promove a Pesquisa Translacional, possibilitando a aplicação dos conhecimentos científicos na criação de novas Terapias, que possam ser disponibilizadas à população.

O Centro atua na concepção e desenvolvimento de novas Terapias e Estudos Translacionais. Essa parceria com a UFC reforça as capacidades de realização de ensaios pré-clínicos e clínicos, etapas cruciais para o desenvolvimento de novas Imunoterapias. 

Entre as Terapias desenvolvidas, estão o desenvolvimento de Anticorpos Monoclonais e Moléculas relacionadas, bem como a Pesquisa e Aprimoramento de Terapias Celulares baseadas na atividade de células T e células NK. O objetivo é expandir o acesso a tratamentos avançados e desenvolver soluções terapêuticas para doenças, que impactam diretamente a população brasileira.


De acordo com os co-coordenadores do Centro, Caroline Passaes e João Martins:

- A assinatura do Memorando reafirma um avanço significativo na Cooperação Científica entre Brasil e França, promovendo a troca de conhecimento e o desenvolvimento de inovações tecnológicas voltadas à Saúde Pública. O evento reforça o compromisso das instituições com a Pesquisa, a Inovação e a Qualificação de novos profissionais nas áreas da Imunologia e Imunoterapia, consolidando parcerias estratégicas para o futuro da Ciência e beneficiando diretamente a sociedade”.

Para a vice-reitora da UFC, professora Diana Azevedo, a participação da Universidade nessa parceria é relevante por fortalecer a internacionalização da UFC, ao inseri-la em uma rede global de Pesquisa. 

- Isso é crucial para enfrentar desafios como Epidemias, Pandemias e outras crises de Saúde Pública”, considera Diana Azevedo.

Essa é também a visão da pesquisadora Cláudia do Ó Pessoa, coordenadora de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais da UFC. 

- Essa parceria permitirá o fortalecimento das Pesquisas desenvolvidas na UFC por diversos grupos de Pesquisa, promovendo a troca de conhecimento e capacitação. Além disso, contribuirá para avanços no desenvolvimento de Vacinas e Terapias, proporcionando acesso a infraestrutura e tecnologias de ponta”, finaliza Cláudia Pessoa.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

Morre ator Gerson Brenner

  LUTO | Morreu nesta segunda-feira (23/3/2026), por falência múltipla de órgãos, o ator Gerson Brenner, de 66 anos. O artista ficou reconhecido no anos 1990 com personagens nas novelas "Rainha da Sucata'' e "Corpo Dourado''. Em 2025, quando "Rainha da Sucata'' foi reexibida pela Globo, Gerson se emocionou com a reprise e não perdia um capítulo, como contou sua mulher na ocasião. O ator sofreu um trágico acidente em agosto de 1998, durante uma tentativa de assalto na Rodovia Presidente Dutra. Pedras foram colocadas na pista por assaltantes e dois pneus de seu carro estouraram. Na troca dos pneus, uma dupla tentou assaltá-lo. O ator reagiu e foi baleado na cabeça e ficou com sequelas irreversíveis desde então. Há anos longe da vida pública, o artista deixa a mulher, Marta Mendonça Brenner; e duas filhas.  💻📱Mais informações no site do #JornalOGlobo. https://x.gd/6wmPo Foto: Irineu Barreto FIlho/Agência O Globo

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

Morre ator Gerson Brenner

  LUTO | Morreu nesta segunda-feira (23/3/2026), por falência múltipla de órgãos, o ator Gerson Brenner, de 66 anos. O artista ficou reconhecido no anos 1990 com personagens nas novelas "Rainha da Sucata'' e "Corpo Dourado''. Em 2025, quando "Rainha da Sucata'' foi reexibida pela Globo, Gerson se emocionou com a reprise e não perdia um capítulo, como contou sua mulher na ocasião. O ator sofreu um trágico acidente em agosto de 1998, durante uma tentativa de assalto na Rodovia Presidente Dutra. Pedras foram colocadas na pista por assaltantes e dois pneus de seu carro estouraram. Na troca dos pneus, uma dupla tentou assaltá-lo. O ator reagiu e foi baleado na cabeça e ficou com sequelas irreversíveis desde então. Há anos longe da vida pública, o artista deixa a mulher, Marta Mendonça Brenner; e duas filhas.  💻📱Mais informações no site do #JornalOGlobo. https://x.gd/6wmPo Foto: Irineu Barreto FIlho/Agência O Globo

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):