Pular para o conteúdo principal

Futricas Gastronômicas-Mandioca



22 de abril é o Dia a Mandioca. O aipim, como também é conhecido, é um alimento básico em várias culturas ao redor do mundo, desde suas raízes na América do Sul até sua disseminação global.

As tendências da gastronomia voltadas para os ingredientes da culinária regional e tradicionais certamente foram um fator preponderante para que a mandioca se encaixasse nessa valorização da gastronomia autêntica da cultura alimentar.

O chef Fabrício Lemos, por trás de grandes restaurantes como o Origem (@restauranteorigem), que preza por alimentos com base na culinária local, pontua que havia uma certa resistência da população local para consumir os produtos regionais, inclusive a mandioca. Ele acredita que a mudança e o crescente interesse por ingredientes e técnicas culinárias regionais e tradicionais têm muito a ver com o mundo globalizado e a busca por uma alimentação mais sustentável.

“Com o mundo globalizado, o cozinheiro começou a entender que valorizar o produto local era um caminho sustentável e um caminho onde a gente conseguiria dialogar melhor com o nosso cliente do dia a dia. A gente agrega valor ao produto, mas também mostra multiusos para um ingrediente que está tão perto da gente”, afirma.



Já o chef Guto Lago, do restaurante Carvão (@restaurantecarvao), acredita “que o principal motivo foi resgatar e estimular novos hábitos alimentares, estimulando a produção e o consumo do insumo, baseado também na valorização agroalimentar local, inclusão social e patrimonial”, enfatiza.

Em todos os restaurantes que trabalhei sempre priorizei em meus cardápios pratos que prestigiassem a raizGuto Lago,

Os mestres da gastronomia acreditam que o chef Alex Atala teve um papel crucial na divulgação dos produtos locais. Ele é responsável por esse movimento de valorização do ingrediente brasileiro, especialmente da mandioca.

“Ele que deu força ao uso do ingrediente local. Foi um dos primeiros a utilizar da culinária do Norte, divulgar, difundir essa culinária no seu restaurante Dom, ao fazer o uso do tucupi e usar a mandioca em diversos aspectos”, conta Lemos.



“O marco veio através dos trabalhos do Chef Paulo Martins do Pará e do Chef Alex Atala, que faz um excelente trabalho de inclusão do tubérculo para o mundo”, afirma Guto.

No mundo da gastronomia, os especialistas apontam várias razões para que a mandioca tenha conquistado o coração do mundo, isso tem muito a ver com a busca incessante por novidades, marcando tendências culinárias na alta gastronomia. Fora isso, em se tratando da mandioca, há o peculiar sabor que combina com uma série de ingredientes. Lemos e Guto elencam delíciosos pratos à base do produto.

“Então, ela [mandioca] é usada no café da manhã, faz mingau, faz cocada, tudo reinterpretando receitas tradicionais, dando, assim, uso ao produto. E também na alta gastronomia a gente usa muito o sagu, que é oriundo também da mandioca. A gente usa o sagu para fazer tuiles, telhas, que são para trazer crocância para pratos”, revela Fabrício.

“Os preparos são inúmeros, desde aquele bolinho crocante e recheado com queijo ou carne seca, encorpando bem caldos e molhos. Seu purê é maravilhoso, delicioso e serve para diversos preparos, inclusive o famoso aligot francês. Indispensável na fabricação de pães, massas, doces, bolos, pudins, tuiles, chips, suflada e atualmente até queijo. Em todos os restaurantes que trabalhei sempre priorizei em meus cardápios pratos que prestigiassem a raiz”, conta Guto.

E como todo alimento que tende a ser afetivo e paira nas melhores lembranças do ser humano, Guto conta como a raiz conquistou o coração de uma chefe de cozinha do Rio de Janeiro.



“Lembro de um bolo de aipim feito por mim para um almoço com a Chef Roberta Sudbrack. Ela gostou tanto do bolo que levou até a minha forma velhinha de alumínio para o Rio de Janeiro dentro da mala. Era um bolo simples feito para o café da manhã do hotel onde trabalhava, mas que inusitadamente foi parar na mesa do almoço”, conta.

A afetividade deste produto tão popular, que está na mesa de praticamente todos os brasileiros, nos remete imediatamente aos primeiros habitantes desta terra, que não dispensavam a raiz, e nos fez conhecer uma das maiores riquezas alimentares da comunidade indígena. Assim, naturalmente, os habitantes desta terra chamada Brasil cresceram com a macaxeira intrincada na alma.




A mandioca, inclusive, consta no livro "História da Alimentação no Brasil" de Luís da Câmara Cascudo. O autor discorre sobre a giroba, alimento à base da fermentação da mandioca. Segundo Cascudo, a tribo tupinambá, na Bahia, fazia o alimento descascando e cortando a mandioca em pedaços, cozinhava e socava no pilão. Cozinhava mais uma vez, colocava mais água e na sequência o alimento era colocado para fermentar. A giroba era distribuída para as crianças para que ficassem fortes e saudáveis.



E para quem ama o alimento, seja consumindo da forma mais simples à mais sofisticada, da raiz à alta gastronomia, vamos celebrar o Dia da Mandioca, neste 22 de abril, que por acaso também celebra o achamento do Brasil, com uma receita sofisticada da alta gastronomia realizada por Fabrício Lemos.

Mil-folhas de Aipim

* 1kg de madioca crua

* 100 g de manteiga

* 100 g de parmesão

* sal e pimenta a gosto

Modo de fazer
  • Comece cortando a mandioca em fatias bem finas.
  • Em seguida, unte generosamente uma forma com manteiga
  • Disponha uma camada de fatias de mandioca na forma untada e, em seguida, adicione uma camada de manteiga por cima.
  • Repita esse processo, alternando camadas de mandioca e manteiga, até preencher toda a forma.
  • Cubra a forma com papel alumínio para evitar que a mandioca resseque durante o cozimento.
  • Leve ao forno pré-aquecido a 130 graus Celsius por aproximadamente 3 horas, ou até que a mandioca esteja assada e macia.
  • Após o tempo de cozimento, retire do forno e deixe esfriar por alguns minutos.
  • Em seguida, coloque um peso sobre a forma e leve à geladeira para que a mandioca seja compactada.
  • Depois de resfriada e compactada, desenforme a mandioca da forma e corte em pedaços.
  • Frite os pedaços de mandioca em óleo quente até que fiquem dourados e crocantes.
  • Esse método garantirá uma mandioca frita deliciosamente crocante por fora e macia por dentro.




Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".