Pular para o conteúdo principal

Morre jornalista Nirlando Beirão

O Diário de Pernambuco noticia a morte do jornalista Nirlando Beirão:


"Minha companheira de todos os dias passou a ser a palavra 'limite'. Tentar tornar os obstáculos mais elásticos é o que me resta, na ansiedade de um legado ainda sonhado", escreveu o jornalista Nirlando Beirão em "Meus Começos e Meu Fim", livro lançado em maio de 2019.

O limite se impôs, enfim, a Nirlando. Ele morreu nesta quinta-feira (30) aos 71 anos em decorrência das complicações da ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Estava em seu apartamento no bairro de Higienópolis, região central de São Paulo.
"Queridos, Nirlando se foi há pouco" , escreveu no Instagram a dramaturga Marta Góes, mulher do jornalista.

Em julho de 2016, àquela altura com 67 anos, ele recebeu o diagnóstico de ELA, doença que se tornou conhecida mundo afora com o caso do físico inglês Stephen Hawking.
Dessa experiência, nasceu um livro. Mas não só. Existia um outro projeto que ele acalentava havia anos: contar a história de amor dos seus avós paternos. "Meus Começos e Meu Fim" (ed. Companhia das Letras) surgiu movido por esses dois impulsos.
O livro se converteu, então, no resultado do encontro de Portugal, onde viveram seus avós, com o Brasil, das memórias com as vivências dos dias de hoje.

"'Degenerativa' é uma palavra que tira você para dançar -uma dança de medo. 'Degenerativa', a palavra me pinçou a alma quando o médico a pronunciou", escreveu.
Antes do agravamento da doença, Nirlando se dividia nos trabalhos para revista, TV e blog. Era redator-chefe da Carta Capital, revista sob a direção de Mino Carta, e comentarista político do Jornal da Record News, comandado por Heródoto Barbeiro.

Também mantinha um blog no portal R7, em que deixava clara maior proximidade com as propostas da esquerda do espectro político.

Nascido em 1948, em Belo Horizonte (MG), Nirlando se formou em ciências sociais pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Apesar do encanto pela antropologia, foi o fascínio pelo jornalismo que prevaleceu ao longo da sua carreira. Em 1967, começou a trabalhar no jornal Última Hora e jamais deixou as Redações.

Notabilizou-se, sobretudo, pelo refinamento dos textos e pelo trabalho à frente de revistas de São Paulo.

"Sou hoje a minha mão direita. De todas as roldanas, polias, gruas e alavancas subcutâneas que comandam, com competência invisível nossos movimentos, este é o único item da anatomia que não me traiu miseravelmente", escreveu em "Meus Começos e Meu Fim", uma aula de jornalismo e de literatura.

Grande admirador da norte-americana The New Yorker, ele foi editor de política de Veja e de cultura na IstoÉ, revista pela qual também foi correspondente em Nova York. Também foi editor da Playboy, redator-chefe da Senhor e diretor-adjunto da Brasileiros.
Fundou as publicações Caras, Status e Wish Report, revistas posteriormente dirigidas por ele. Também nesse livro, escreveu: "Adoro o jornalismo tido como desimportante, das franjas [...], que é de fato o que retrata nossa época".

Nos jornais, destacou-se como colunista social de O Estado de S. Paulo.

Nirlando gostava de contar um episódio vivido ao lado do senador Severo Gomes (1924-1992). Em uma visita à fazenda do senador, em São José dos Campos, onde havia muitos convidados, Severo se deu conta, de repente, da presença de Nirlando. "Você está aqui como ser humano ou como jornalista?", indagou-lhe o anfitrião.

Nirlando lançou mão dessa passagem para discorrer sobre como um jornalista deveria se comportar. "De vez em quando, a gente é jornalista; de vez em quando, a gente é ser humano. Quando unimos as duas coisas, somos éticos", afirmou ao diretor e apresentador Antônio Abujamra (1932-2015) durante o programa de entrevistas Provocações, da TV Cultura, em 2011.

Apesar do gosto pelo jornalismo, era bastante crítico em relação aos profissionais da área. De acordo com ele, dois setores da sociedade brasileira revelavam-se especialmente corporativistas, o Judiciário e a imprensa.

OUTROS LIVROS - No período em que era diretor da Caras, Nirlando escreveu "Caminho das Borboletas", livro com depoimentos da modelo Adriane Galisteu sobre seu relacionamento de dois anos com o piloto Ayrton Senna (1960-1994).

Sua versatilidade, aliás, fica evidente por meio dos livros que levam a assinatura do autor. Entre os títulos, estão "Claudio Bernardes", biografia do arquiteto carioca, "Original: a História de um Bar", a respeito da casa paulistana e de outros bares famosos, e "Corinthians - Preto no Branco", em parceria com o publicitário e amigo Washington Olivetto.

Também no programa "Provocações", Nirlando disse que gostaria "de morrer serenamente, assistindo a um jogo do Corinthians".

Não teve o desejo satisfeito porque o futebol, o Brasil, o mundo pararam durante a pandemia do novo coronavírus. Mas o jornalista, que manteve o humor refinado até nos momentos mais difíceis da doença, não gostaria de ser lembrado de modo melancólico.
Preferia que os amigos se recordassem da picardia que trouxe de Minas Gerais. Ou da auto-ironia. A certa altura do seu último livro, ao comentar as oscilações de humor durante a doença, ele se situa entre a barata tcheca e a felicidade hollywoodiana. "Tem dias que acordo Franz Kafka, tem dias que acordo Frank Capra".

O jornalista deixa a mulher, Marta Góes, a filha, a engenheira de som Júlia Beirão, e os enteados, os jornalistas Antonio e Maria Prata".

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".