Pular para o conteúdo principal

Morre professor comunicólogo Flávio Porcello

É com grande pesar que as pesquisadoras e pesquisadores do Grupo de Pesquisa (GP) em Telejornalismo e a Intercom comunicam o falecimento de um de seus integrantes, o jornalista e professor Flávio Antônio Camargo Porcello, de 70 anos, que ocorreu na noite deste sábado (6 de novembro de 2021) por complicações decorrentes da Covid-19. Demonstramos nossa gratidão por termos convivido com Flávio, e nossa solidariedade aos familiares e amigos nesse momento de despedidas.

Profissional e pesquisador na área de Telejornalismo, Flávio Porcello foi um dos fundadores do GP Telejornalismo, atuando como parecerista desde a constituição do grupo, em 2009. 


Além de coordenar mesas e sessões do GP em todos os Congressos Nacionais realizados entre 2009 e 2021, Flávio atuou como vice-coordenador do GP Telejornalismo (2017-2020). Suas contribuições para o campo da pesquisa em TeleJornalismo tiveram papel importante na premiação de Grupo Inovador que o GP recebeu no último mês.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1977, fez Mestrado (2001) e Doutorado (2004) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Começou a atuar como estagiário de Jornalismo no Setor de Esportes do Zero Hora em junho de 1974, foi um dos fundadores do Coojornal (Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre), e trabalhou ainda na Folha da Manhã e nas sucursais de Porto Alegre de O Globo, Estado de São Paulo e Gazeta Mercantil.

No Jornalismo Audiovisual atuou como repórter especial de TV Globo, SBT, RBS TV, TV Pampa; foi diretor de Programação, de Marketing e de Relações Institucionais da TVE do Rio Grande do Sul e também diretor responsável pelas TVs universitárias da PUCRS (1998-2003) e UFRGS (2008-2012).

Como docente e pesquisador, contribuiu com a formação de centenas de jornalistas, orientou 12 dissertações de mestrado e integrou mais de 60 bancas de Mestrado e Doutorado. Foi um dos fundadores da Coleção Jornalismo Audiovisual, em parceria com a editora Insular, organizou e publicou mais de uma dezena de livros e capítulos sobre o Telejornalismo.

Respeitado e admirado pelos pares, Flávio Porcello era conhecido por sua alegria afetuosa, generosidade e gentileza. Por isso deixa já muita saudade.

A cerimônia de despedida de Flávio Porcelo ocorreu neste domingo (7 de novembro de 2021) das 10 às 15 horas, na Avenida Porto Alegre, 320, Porto Alegre (RS), seguida de sepultamento.

Com informações do GP Telejornalismo e diretoria Intercom.

Sindjors - O domingo, 7 de novembro, acordou de luto. Um dos jornalistas mais queridos e atuantes do Estado do Rio Grande do Sul (RS), morreu, vítima de complicações geradas pela Covid-19.

Flávio Porcello, doutor em jornalismo, professor e, também, advogado, lutou durante cerca de 40 dias, internado na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mas não resistiu. Ele já havia tomado as duas doses da vacina e mantinha todos os cuidados de prevenção.

- Minha dupla imbatível, meu melhor amigo, meu grande amor. Hoje, com muita dor no coração, comunico que o meu amado pai, Flávio Porcello, perdeu a batalha para a Covid. Não sem antes lutar muito bravamente pela vida, sempre acreditando na ciência, nos médicos e na vontade de viver”, assim a filha dele, também jornalista, Paula Porcello, deu a notícia nas redes sociais, onde mantinha os amigos da família, colegas, ex-colegas e alunos, informados sobre a batalha que o pai travava contra essa doença, que já levou cerca de 280 jornalistas, em todo o País.

Porcello, que havia completado 70 anos no último dia 6 de outubro – no hospital, passou por empresas como RBS, Globo, SBT, Pampa e Estadão. É autor do livro “TV Universitária: limites e possibilidades”. Ele se formou em Direito em 1976 e em jornalismo em 1977 pela UFRGS, tinha mestrado e doutorado em Comunicação Social, pela PUCRS. Foi repórter na então TV Gaúcha, onde acompanhou a mudança para RBS, sendo repórter especial atendendo a Rede Globo, passando pelo SBT e TV Pampa. Também foi repórter e escreveu nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã, O Globo, O Estado de São Paulo e Gazeta Mercantil. Chegou à TVE-RS como diretor de programação e, depois, como diretor de Marketing e Relações Institucionais. Atualmente, era diretor do Departamento Universitário da ARI, depois de ser professor universitário e responsável pelas TVs universitárias, na UFRGS e na PUCRS. 

No Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) foi membro da Comissão de Ética, em três gestões.

Alegre, exímio contador de histórias, otimista por natureza, Porcello era tranquilo, costumava ver o lado bom das pessoas, fazia amigos por onde passava. No Instagram, um grupo de ex-colegas da TV Gaúcha fazia orações diárias, sempre no mesmo horário, durante a internação de Flávio. Apesar de todos os cuidados, das duas doses da vacina, bactérias resistentes impediram a recuperação do jornalista. Ele ficará não apenas na memória do Jornalismo Gaúcho, mas na de todos os colegas, alunos e amigos.

Nas redes sociais, Paula Porcello finalizou assim:

- O pai está eternamente representado por mim, pela nossa família, pela vó (do alto da sabedoria e da coragem dos seus 93 anos), pelos amigos, alunos, colegas e por todos que, de alguma forma, foram tocados por ele. Eu só tenho orgulho e amor no meu coração”.

Flávio Porcello foi velado na Avenida Porto Alegre, 320, Capela 2, bairro Medianeira, até às 15 horas. O Sindjors se coloca ao lado de Paula e da família do jornalista neste momento de tristeza profunda.

Com informações de Carla Seabra/Diretoria Sindjors.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".