Pular para o conteúdo principal

Debate econômico nas redes reflete acirramento da polarização de 2014 a 2018

Às vésperas do começo da campanha oficial à Presidência, quatro anos atrás, o debate econômico orbitou quase por inteiro, nas redes sociais, a partir de um tópico sempre importante para o brasileiro, mas nem sempre sob o ponto de vista da economia: o futebol. A Copa do Mundo de 2014, sediada pelo Brasil governado por Dilma Rousseff, foi usada na web como elemento central de diferentes discussões econômicas, que refletem precisamente o momento vivido pelo país no último ciclo eleitoral — e como as agendas e pautas de economia do Brasil de hoje são bastante distintas, inclusive para os atuais candidatos a presidente.

No mapa de interações sobre o debate econômico no país, de 15 de junho a 15 de julho de 2014, período exato de coincidência com a realização da Copa, o desempenho da competição (e da seleção brasileira, eliminada pela Alemanha) operou como termômetro da percepção dos brasileiros sobre os altos gastos públicos realizados pelo governo para a competição, a carga tributária, corrupção e a prestação de serviços públicos de qualidade em saúde e educação. O desemprego, por exemplo, ainda não despontava como grande subtema econômico nas redes sociais, e nem as reformas — que emergiram como agendas centrais a partir da interrupção do segundo mandato de Dilma, em 2016.

O "elemento Copa", inclusive, se faz mais presente no principal núcleo de debate do grafo (em rosa), que reuniu 20,6% dos perfis que participaram da discussão sobre economia. Sem manifestar apoio político a nenhum dos eixos eleitorais do período pré-campanha de 2014, Dilma, Aécio Neves ou Eduardo Campos — que viria a falecer em 13 de agosto —, o grupo é dominado por piadas e sátiras ao maciço investimento federal em estádios (frente à falta de recursos para hospitais e escolas) e ao uso de impostos para financiar uma competição esportiva. O debate sobre o "legado" da Copa, que previa melhorias em infraestrutura, segurança pública e demais serviços públicos para o país, é reconhecido como falho pelos perfis, que demonstram alegria com o Mundial, mas ironizam o fato de que os gastos do governo não irão resultar em benefícios para a população.



*O grafo conta com 255.699 retuítes a partir de uma base de 923.864 tuítes coletados sobre o tema, sob amostragem de 50% do volume de postagens identificadas.

Segundo maior núcleo do grafo, o grupo em amarelo (10,12%) se organiza em função da imprensa tradicional, que mantinha maior relevância no debate econômico em 2014 do que atualmente. Nesse núcleo, apresentava-se maior diversidade de temas de economia abordados, a partir de eventos e pautas específicas e temporais, mas com principal ênfase ao desdobramento do "legado da Copa", entendido de forma sobretudo muito negativa. As reportagens e postagens destacaram o descumprimento de promessas em investimentos, o alto custo da competição, os atrasos na entrega de obras e o valor usado em estádios, antevendo que muitos se converteriam em "elefantes brancos".

Notadamente, os dois grupos com alinhamento político a Aécio e Dilma não foram majoritários na discussão econômica — ao contrário do que ocorre hoje, com as regiões online de influência de Lula e Jair Bolsonaro em predomínio sobre quaisquer outros núcleos. Com 8% dos perfis (em verde), o grupo de maior proximidade com o PSDB também discute o impacto econômico da Copa, com visão mais explicitamente crítica ao governo do PT. Os gastos públicos, o uso político da máquina estatal (com programas sociais), os baixos índices de crescimento econômico, a inflação e a Petrobras são os principais tópicos de economia citados pelos perfis, que enfatizam o baixo retorno, para a população, dos impostos pagos ao governo. Muitos perfis também destacam o investimento brasileiro em países como Angola e Cuba, sob o argumento de que é uma estratégia apenas política, e não interessada em resultados positivos para a economia brasileira.

Já do outro lado, no núcleo pró-Dilma (em vermelho, 7,49% dos perfis), ficou marcado o recurso ao futebol como representação dos resultados positivos do Brasil na economia, principalmente a partir de postagens da conta oficial da ex-presidente. O governo federal enfatiza a importância de se melhorar as condições financeiras dos clubes do país e a competitividade com o cenário internacional de futebol, destacando ainda a força das estatais (particularmente a Petrobras), dos investimentos no mercado interno brasileiro e da criação de empregos durante os governos do PT e por conta da Copa. A cúpula dos BRICS também é citada positivamente como símbolo do reposicionamento do Brasil como uma potência econômica mundial, assim como balanços que apontam os benefícios do Mundial para o crescimento do PIB ao fim de 2014.



*O grafo conta com 599.612 retuítes a partir de uma base de 868.386 tuítes coletados sobre o tema, sob amostragem de 50% do volume de postagens identificadas.



Em contraposição à pequena presença de grupos de apoio aos dois atores de maior protagonismo na eleição de 2014 no debate econômico, este ano os núcleos que orbitam em função de perfis e influenciadores alinhados ao PT e a Jair Bolsonaro respondem sozinhos por 57,5% de todas as contas que falaram sobre economia no Twitter entre 15 de junho e 15 de julho. Isso dá boa mostra da politização e polarização de tópicos gerais como desemprego, impostos, reformas e contas públicas nas redes sociais, com os dois lados capturando a dianteira na condução dos temas de impacto para a sociedade.

Ligeiramente maior que o núcleo mais próximo a Bolsonaro (e a outros atores alinhados à direita, em menor escala), o grupo em vermelho, pró-Lula e próximo de nomes ligados à esquerda, responde por 29,6% dos perfis do grafo e focaliza posicionamentos a partir da oposição entre os governos petistas versus a gestão Temer e outras plataformas contrárias ao PT. Todos os grandes subtemas econômicos são debatidos, portanto, a partir desse eixo, incluídos em destaque o papel (e tamanho) da atuação do Estado na economia, investimentos sociais, desigualdade e direitos trabalhistas e previdenciários. Sob foco fortemente eleitoral, articulando atores de PT, PCdoB, Psol e, em distanciamento maior para estes, PDT e PSB, o grupo deposita menos atenção a questões específicas da conjuntura atual, como o desemprego, a crise e a carga tributária, enfatizando um "projeto político" mais abrangente e que contempla maior investimento estatal, manutenção de empresas estratégicas sob controle brasileiro, programas de combate à pobreza e garantias sociais.

Do outro lado, o núcleo à direita e com Bolsonaro ao centro (azul, 29% dos perfis), o principal tópico de debate contrapõe a estrutura do estado frente aos serviços que presta à sociedade. Ou seja, com a identificação da elite política (vista como corrupta), dos servidores públicos, da carga tributária e da burocracia como condutores da crise, da pobreza, dos serviços de má qualidade e, principalmente, do desemprego. Somam-se críticas ao tamanho e aos custos do Estado brasileiro, aos privilégios de servidores e aos impostos pagos rotineiramente, sob o argumento de que a privatização, a redução de interferência do governo na economia e o investimento em segurança pública são centrais para a resolução de diferentes problemas. Temas regulares de economia como inflação, câmbio e juros passam longe das esferas de maior impacto no debate.

Com 8,59% dos perfis (em amarelo), apenas um núcleo regido pela imprensa tradicional opera contato entre os dois polos — ao contrário de 2014, pouco do debate econômico apresenta agrupamentos não partidários ou sem explícito teor político. Mobilizado por portais de notícias e alguns poucos influenciadores "intermediários" entre esquerda e direita, que fazem críticas aos dois lados, o núcleo aborda dados e informações específicos sobre a atual conjuntura brasileira, como dados de geração de emprego, previsões de crescimento, imigração e déficit público. Em maior equivalência em relação à cobertura temática apresentada nos dois outros núcleos, o principal destaque é a questão tributária, abordada por muitos pontos de vista: imposto de renda, sonegação, corrupção, custo da máquina estatal e educação pública.

O teor do debate econômico: 2014 x 2018

Ressalvadas as diferenças de perfil dos usuários de redes sociais entre 2014 e 2018 – e a tendência crescente do tamanho do debate na esfera virtual em diversos temas neste período, incluindo a economia – há uma série de diferenças (mas também semelhanças) entre as estruturas temáticas do debate econômico no contexto eleitoral entre 2014 e 2018. Entre junho e julho de 2014, as discussões eleitorais, em geral, estavam focadas em três candidatos: Dilma Rousseff (PT), que tentava a reeleição, Aécio Neves (PSDB), que fazia oposição direta à candidatura petista e Eduardo Campos (PSB), que tentava se firmar como terceira via. Na economia a situação é exatamente esta. Diferentemente da situação atual, a discussão estava fortemente polarizada entre PT e PSDB.

Em relação à Dilma, como mostra a nuvem a seguir, a principal discussão econômica do momento era o legado da copa do mundo de 2014 e sua relação com a gestão das contas públicas, como se pode ver em palavras como "dinheiro", "povo", "eficiente", "impostos", entre outras. O conteúdo era fortemente crítico em relação às escolhas públicas realizadas no âmbito orçamentário. Os usuários questionavam o uso de recursos públicos em estádios e outras obras em detrimento de outros serviços públicos.



*Amostra de 50% do debate total, contendo 10.511 menções analisadas.

Já em relação a Aécio, conforme a próxima nuvem, o debate era praticamente dominado pela crítica ao PT, como se pode ver pela centralidade da palavra "Dilma", além de "rever", "decisões", que são palavras que remetem à proposta do candidato de fazer diferente em relação aos governos petistas. Naquele período, já eram visíveis discussões que evidenciam a gestão de Aécio no governo do estado de Minas Gerais de forma crítica, assim como a estratégia do candidato de se mostrar preparado para a presidência.



*Amostra de 50% do debate total, contendo 3.734 menções analisadas.

Nesse sentido, as discussões em torno de Dilma assim como de Aécio eram pouco propositivas, ou seja, discutia-se pouco a respeito das questões centrais da agenda econômica pós-eleitoral. Essa situação é diferente no caso de Eduardo Campos, conforme a nuvem de palavras sobre o candidato. As discussões, apesar de menos numerosas, versavam sobre impostos, gestão das contas públicas e crédito, entre outros temas da agenda econômica.



*Amostra de 50% do debate total, contendo 1.632 menções analisadas.



Em 2018, o cenário eleitoral é bastante distinto. Além, é claro, do fato de copa do mundo neste ano não ter sido realizada no Brasil, a pulverização de candidaturas e a situação econômica desfavorável do país trouxeram outros temas à tona, colocando a economia como um dos principais temas discutidos em torno de praticamente todos os presidenciáveis, mesmo antes da definição oficial das candidaturas.

A seguir são apresentadas as nuvens de palavras, considerando o período de 15 de junho a 15 de julho de 2018 para cinco candidatos Lula (PT), Jair Bolsonaro (PSL), Marina Silva (REDE), Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT), que são os candidatos que têm desempenhado melhor nas pesquisas eleitorais até o momento.

Assim como em 2014, as nuvens nem sempre apresentam conteúdo focado em propostas para a área econômica. No caso de Lula, por exemplo, o debate acaba centrado em torno das reviravoltas relacionadas à sua prisão, o que faz com que, quando o debate econômico venha à tona, não aborde um assunto específico, mas críticas ou defesas gerais sobre o programa do seu governo anterior.



*Amostra de 50% do debate total, contendo 5.408 menções analisadas.

Algo semelhante ocorre com Marina Silva. As discussões em torno da pré-candidata tem focado mais em questões políticas do que econômicas, bem como suas críticas em relação ao governo atual e outros programas de governo. Em menor grau, há uma debate em torno de suas propostas como rever o teto de gastos e a Reforma Trabalhista e em torno da sua relação com o mercado financeiro.



*Amostra de 50% do debate total, contendo 516 menções analisadas.

No caso de Jair Bolsonaro, pode-se observar uma concentração em torno de palavras ("economista", por exemplo) que remetem às propostas aventadas até o momento por Paulo Guedes, provável ministro da Fazenda caso o deputado federal seja eleito presidente. Isso é reiterado pela presença de palavras como "reforma" e "dívida", o que revela o interesse do economista no tema do controle da dívida (incluindo sua proposta de usar recursos de privatização para tal).






*Amostra de 50% do debate total, contendo 4.670 menções analisadas.



*Amostra de 50% do debate total, contendo 710 menções analisadas.




Já em relação a Ciro Gomes, a nuvem é dominada por palavras que remetem ao evento em que o presidenciável sofreu vaias dos empresários ao se posicionar contra a Reforma Trabalhista. Suas visões, interpretadas pelos usuários como radicais, tendem a gerar um alto volume de críticas e defesas, de forma polarizada.



*Amostra de 50% do debate total, contendo 1.039 menções analisadas.






Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".