Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

O Futricas Cearenses replica o artigo do jornalista Demitri Túlio, 'Guarda Médica nos Próximos Dias':

Ivonilo Praciano entre Demitri Túlio e Fátima Sudário 

"Eu, após 14 dias seguidos de febre alta - três vezes diariamente - e dores moídas no corpo, cefaleia, disenteria e vontade de pular da varanda, vi, finalmente, a quentura do corpo pegar o beco.

Dezoito dias depois de sermos invadidos por um vírus que acuou o mundo, parece, escapamos do risco de morrer pela Covid-19. Eu e Fátima.

Ela chegou a precisar de internamento hospitalar na segunda-feira (30/3). A tosse e a pouca oxigenação obrigaram-na a mudar de confinamento.

Dias depois, estava de volta. Um coquetel de medicamentos, comida rigorosamente no horário e exercícios para estimular o repuxo nos pulmões, ocupados pelo coronavírus, a reabilitaram no São Mateus.

Eu, após 14 dias seguidos de febre alta - três vezes diariamente - e dores moídas no corpo, cefaleia, disenteria e vontade de pular da varanda, vi, finalmente, a quentura do corpo pegar o beco.

Foi um alento. Em alguns dias, achei que o negócio ia entortar. Vi, na prática, como ainda se tateia no escuro em relação à prevenção, aos cuidados em casa e aos riscos de contaminação em manada.

Aqui não vai crítica ao poder público no Ceará, não. Com todas as deficiências, faz o que pode e no extremo. Camilo e RC não atrapalham, abrem picadas. Já Bolsonaro, não adianta dissecar urubu já empalhado, é pior do que o próprio vírus para o País.

Até aqui, parte da população nem empresários não entenderem alguns sentidos reais do isolamento social. Por enquanto, o confinamento serve, principalmente, para embarreirar o vírus na Aldeota e Meireles.

Lugares mais vermelhos na contaminação no mapa do Ceará e que, fechados, podem diminuir o fluxo da doença para a periferia. A Covid-19, em termo de contágio, já se espalhou por aqui e já mandou para o outro mundo gente cheia de dinheiro.

Sim, as mortes estão mais democráticas. O que pode indicar que o trabalhador que ainda está vindo para o emprego, pode ter levado a doença da Grande Aldeota para o subúrbio.

Uns, por extrema necessidade, fazem o pra lá e pra cá entre bairros. Outros, por ignorância ou pela avareza dos patrões, insistem no entrançado e se expõem ao risco da infecção e espalhamento por onde mora.

Isa, a diarista aqui de casa, não veio mais. Queria vir. Acertamos que continuaríamos pagando durante a quarentena e, depois, compensaríamos. Isso é bondade? Nem de longe. É relação sustentável de empregador e trabalhador.

Em tempos de guerra biológica, imagine se tivesse vindo trabalhar em uma casa com dois contaminados?

E é besteira esperar pelo resultado de exames pra atestar se você está contaminado ou não. O kit clássico não tem suficiente para todo mundo. E a demora no resultado pode encontrar você morto em casa sem os cuidados adequados.

Os testes rápidos chegaram, um alento. Mas, mesmo com eles, qualquer pessoa com sintomas deveria ter sido tratada como individuo infectado pela Covid-19. Sem conversa.

Nessa altura da pandemia, as influenzas e H1N1 "existem", mas não existem em casa. Entendam o que quero dizer, quem tem febre alta, dor no corpo, cefaleia, muitas vezes dor de barriga, tosse e falta de ar, não precisa de exame para ser medicado logo.

O resultado do exame da Fátima demorou 11 dias para sair. O meu, até hoje, não saiu. Lógico, o pobre do Lacen está com a capacidade além do que pode. Mas se não fosse um médico da Gênesis, doutor Ismael Pessoa, ter pedido uma tomografia dos pulmões estava sendo tratado como "virose" e sem medicamento mais ou menos adequado.

Depois de dez dias seguidos de febre alta e muita chibata do coronavírus, só então fui receitado com um antibiótico e mais o Tamiflu. Passei a ter o direito humano de ser tratado como paciente dessa pandemia da morte.

A tomografia mostrava um dos pulmões ocupados, cheio de pontos. Uma "pneumonia" injustificada para quem leva uma vida saudável, comendo normal, praticante de atividade física de impacto e outras baboseiras classe média cult bacaninha da Grande Aldeota.

O que será daqui pra frente? Não sou médico nem pesquisador. Mas sou paciente e vivi a experiência da contaminação.

O poder público precisará montar um Guarda Médica volante para avaliar e medicar quem está doente e confinado em casa, principalmente na periferia. Tem gente que não sabe manipular um aplicativo, que não sabe nem ler. Que não tem wi-fi no barraco.

Há uma interrogação quanto aos números. Se os resultados dos testes demoram uma eternidade, não é real nem o número de infectados e de óbitos. A Fátima entrou há poucos dias nas estatísticas, o Ministério da Saúde fez ligações pra ela. Ótimo. Mas estou fora da curva dos números. E quantos mais estão assim?

E quantos morreram, caso de uma senhora no ICC que foi direto da UTI para o enterramento com lençóis e tudo, por causa da "suspeita" da Covid-19? O SVO está fazendo como?

Há uma grande interrogação para quando se abrir a porteira do confinamento social e como será o comportamento do contágio entre bairros. Principalmente da Grande Aldeota para a periferia. De como o vírus vai estar e qual a capacidade de se espalhar ou estar vencido...

A guarda médica, ao estilo Rodolfo Teófilo, é um caso a se pensar com carinho. Sei que a população estourou, mas será preciso. É o hospital volante e pra tentar reter o que virá com fim ou não do confinamento.

Demitri Túlio é jornalista do O Povo".

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg