Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

 O Arquivo Nirez para 16 de fevereiro na História Cearense:

  • 1699 - Ordem Régia resolvia sobre a construção de uma igreja, que foi a primeira capela-mor da Matriz de Fortaleza (Catedral), cuja construção foi autorizada por outra Ordem Régia, de 12 de fevereiro de 1746.
  • 1858 - Fortaleza tem novo Chefe de Polícia, quando assume Antônio Joaquim de Oliveira Júnior.
  • 1879 - Instala-se em Fortaleza a Caixa Econômica do Ceará.
  • 1892 - Cadetes da Escola Militar do Ceará, revoltam-se contra o governador do Estado, José Clarindo de Queirós, obtendo adesão das forças federais, e o depõem na manhã do dia seguinte. Os tiros de canhões derrubam a estátua do general Tibúrcio na Praça do Palácio, mas ela cai de pé. O motivo foi que Clarindo de Queirós era aliado de Deodoro da Fonseca e o golpe dado por Floriano Peixoto determinou a deposição de todos os governadores que apoiavam Deodoro. Assume o governo o coronel José Freire Bezerril Fontenele (General Bezerril), que passou o governo para o vice-major Benjamin Liberato Barroso (Benjamin Barroso) no dia 18 de fevereiro de 1892. O Palácio da Luz foi residência do Capitão-mor Antônio de Castro Viana. Lá funcionou a Câmara Municipal. Foi depois (11 de janeiro de 1809) vendido ao Estado e passou a abrigar o Governo. Em 1892 foi gravemente danificado quando da deposição do presidente Clarindo de Queirós pela Escola Militar do Ceará. Em fevereiro de 1960, na gestão do governador José Parsifal Barroso, metade dele foi vendido, sendo aberta uma rua dividindo-o. Já abrigou a Biblioteca Pública, a Casa de Cultura Raimundo Cela (1975) e hoje abriga a Academia Cearense de Letras.
  • 1894 - Assassinado por José Vidal, em Fortaleza, Joaquim Vitoriano, um dos fundadores da Padaria Espiritual onde usava o pseudônimo de Paulo Kandalaskaia.
  • 1924 - Novo comandante na Capitania dos Portos do Ceará, quando o interino capitão-tenente César Augusto Machado da Fonseca entrega o comando ao também interino capitão-tenente Leonel Romualdo da Silva Porto.
  • 1932 - Morre o comerciante Antônio Rodrigues de Oliveira, ex-proprietário do Petit Café, na Rua São Paulo.
  • 1934 - Morre o desenhista Paulo Siqueira, da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas - IFOCS (hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS).
  • 1946 - Às 11 horas assume a Interventoria Federal, o advogado Pedro de Brito Firmeza (Pedro Firmeza), recebendo o cargo das mãos de Acrísio Moreira da Rocha, que governou menos de um mês.
  • 1956 - Toma posse o novo delegado do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Comerciários - IAPC no Ceará, Aldenor Nunes Freire, que fora nomeado em 25 de janeiro de 1956.
  • 1959 - Constituída a Companhia Cearense de Cimento Portland, que só iniciou suas atividades no dia 24 de novembro de 1968.
  • 1967 - Fundado o Clube da Imprensa de Fortaleza.
  • 1973 - A Rádio Iracema de Fortaleza muda-se do Edifício Guarani, na Rua 24 de Maio, na Praça José de Alencar, para 12º andar do Edifício Senador, na Rua Senador Pompeu em frente ao jornal O Povo (depois Mesbla, hoje A Insinuante). Hoje nos baixos do edifício fica uma agência do Banco do Brasil.
  • 1977 - Morre, aos 78 anos de idade, o jornalista Carlos Furtado Lobo (Carlos Lobo), médico veterinário, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Ex-diretor do Departamento de Correios e Telégrafos. Seu sepultamento foi no cemitério Parque da Paz.
  • 1978 - Publica-se em Fortaleza o primeiro número do mini-jornal O Surrealista, homenagem à artista plástica e escritora Dolores Aquino, dirigido por João Nazaré Cardoso; editado por Francisco Gadelha, e secretariado por Francisco Félix. O jornal mede 10 x 14 centímetros.
  • 1982 - O jornal Correio do Ceará passa a ser impresso pela Editora Gráfica Meio-Dia, pertencente ao grupo Ultralimpo Empreendimentos, que há dois anos vem editando o jornal Meio Dia.
  • 1984 - Empossada a nova diretoria da Associação Cearense das Emissoras de Rádio e Televisão-Acert, que tem na presidência o jornalista Demócrito Rocha Dummar.
  • 1990 - Morre, à 1 hora, vítima de edema agudo do pulmão, aos 90 anos de idade, o empresário Anastácio Mendes Braga (Tácio Braga), fundador e proprietário da Empresa São Paulo, de transportes.
  • 1992 - Repercute em Fortaleza a morte do ex-presidente Jânio da Silva Quadros (Jânio Quadros), aos 75 anos de idade, em São Paulo.
  • 1999 - Plena terça-feira de Carnaval, na Avenida Domingos Olímpio, morre, após ser entrevistado pela Rádio Dragão do Mar, o cantor Luís Bernardo Filho (Nozinho Silva), cognominado “o malabarista do ritmo”, aos 63 anos de idade, que atuou por muitos anos nos palcos cearenses. Seu corpo ficou no IML até ser procurado pela família. O enterro acontece às 10 horas, no Cemitério São João Batista, no dia 18. Nozinho ficou conhecido pelas participações em programas de auditório no Ceará Rádio Clube (PRE-9) e Rádio Iracema. Nascera em Fortaleza, a 4 de julho de 1935. 
  • 2001 - Lançado, às 20 horas, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), na Rua Barão do Rio Branco, 1597, na Praça do Carmo, o livro Raimundo Girão o homem, organizado pelos pesquisadores Eurípedes Chaves Júnior e Valdelice Carneiro Girão, sendo apresentado pelo escritor Blanchard Girão, ainda comemorando o Centenário de Raimundo Girão ocorrido em 2000. O livro foi editado graças ao financiamento do empresário Francisco Clodomir Rocha Girão.
  • 2003 - Olisvaldo Leal de Oliveira Júnior, e Dayanny Kelly Santos Costa, são escolhidos no Teatro São José, como Rei Momo infantil e Rainha do Carnaval Infantil 2003, respectivamente. Visitarão os bailes infantis e o desfile na Avenida Domingos Olímpio.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B