Pular para o conteúdo principal

Sexta Estação do Praia Acessível é inaugurada Paracuru


Ao entrar no Mar, dona Maria do Carmo, de 83 anos, a mestra Mariinha da Ló, sentiu logo vontade de cantar uma de suas canções sobre as praias de Paracuru. Acompanhada das três filhas, Mariinha da Ló se emocionou ao poder se banhar de novo nas águas do mar que tanto canta em seus versos. Ela é uma entre as mais de 11 mil pessoas atendidas nas estações do Projeto Praia Acessível. Coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o Projeto inaugurou, na manhã desta terça-feira (20), a sexta estação do Litoral Cearense e segue promovendo acessibilidade para pessoas com deficiência física, idosas, e com mobilidade reduzida para que possam ampliar suas possibilidades de lazer.

Presente na inauguração da nova Estação, na Praia do Farol, o secretário-executivo de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Sandro Camilo, destacou que o Projeto Praia Acessível é uma política pública que vem se consolidando no Ceará para incluir e garantir acessibilidade nos espaços públicos. 

- Vamos instalar pelo menos mais cinco estações deste Projeto no nosso Litoral e, assim, reforçamos as ações de inclusão para pessoas com deficiência para que saibam que são prioridade deste governo”, frisou o gestor.

O Praia Acessível oferece, gratuitamente, cadeiras anfíbias flutuadoras, esteiras, tendas, guarda-sol, mesas e cadeiras plásticas, e equipamentos para voleibol e frescobol adaptados, com acompanhamento de bombeiros, guarda-vidas e técnicos da prefeitura de Paracuru.

No município de Paracuru, os serviços serão ofertados no horário de 8 às 12 horas, de terça-feira a sábado. Em cada estação, o Governo do Estado investe cerca de R$ 170 mil, com aquisição de equipamentos, de material esportivo e recreativo, equipamentos de segurança e de acessibilidade, vestuário e serviços. As atividades são desenvolvidas em parceria com as prefeituras municipais.

Ana Crislaine Costa tem 9 anos e é cadeirante, ela conta que nem lembrava a última vez que tinha vindo à praia para tomar um banho de mar. 

- Fiquei ansiosa no começo e com um pouco de medo das ondas, mas depois que entrei no mar senti uma paz tão boa, me senti muito bem na água”, conta com um sorriso no rosto, a menina Aninha que, depois do banho, aproveitou para brincar com outras crianças que estavam no local.

Myrla Lopes, coordenadora de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas e as Pessoas com Deficiência do Ceará, pontuou que Paracuru é um dos municípios do Ceará que está protagonizando esta interiorização das políticas públicas para pessoas com deficiência.

- Estamos muito felizes de estar aqui hoje e ver diversas famílias participando deste momento de celebração e conquista de mais um espaço de acessibilidade no litoral cearense. Este equipamento veio para dar acesso e integrar as pessoas com deficiência aos espaços de lazer e interação social”, complementou Myrla Lopes.

O prefeito de Paracuru, Wembley Gomes Costa, ressaltou que o novo equipamento vai oportunizar muito mais que um banho de mar, representa a possibilidade de lazer e de sociabilidade para pessoas com deficiência e que são não só da cidade de Paracuru, mas também de municípios vizinhos. 

- Tenho certeza que nesta estação atenderemos também pessoas de Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, Pentecoste, dentre outros lugares. Agora a nossa missão é cuidar deste espaço e levar mais acessibilidade para o nosso povo”, reforçou Wembley, durante a entrega da nova estação.

O Praia Acessível integra o pilar Tempo de brincar do Programa Mais Infância Ceará. Atualmente, o Estado oferta estações do projeto na Praia de Iracema, em Fortaleza; na Prainha, em Aquiraz; em Majorlândia, em Aracati; na Avenida Beira Mar, em Camocim. A estação do Cumbuco, em Caucaia, será reinaugurada em novo endereço.

As estações implantadas no Estado:

Estação Paracuru
Atendimento: terça-feira a sábado das 8 às 12 horas.
Rua Saturnino de Carvalho, Praia do Farol, Paracuru

Estação Iracema – Fortaleza
Atendimento: terça-feira a sábado das 9 às 13 horas.
Agendamento pelo link: acessibilidade@setfor.fortaleza.ce.gov.br
Praia de Iracema

Estação Prainha – Aquiraz
Atendimento: de quarta-feira a domingo, das 9 as 13 horas
Rua Beira Mar s/n Prainha – Aquiraz
Agendamento pelo fone: (85) 987931779

Estação Majorlândia – Aracati
Atendimento: De quarta a domingo, das 9 às 13 horas
Avenida Santo Antônio, s/n, em frente a Associação de Pescadores – Agendamento presencial

Estação Camocim
Atendimento - De quarta a sábado, das 8 às 12 horas
Avenida Beira Mar – s/n, próximo ao Centro de Artesanato

Estação Cumbuco – Caucaia
Atendimento - De quarta a domingo, das 8 às 12 horas
Avenida dos Coqueiros, 2295.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p