Pular para o conteúdo principal

Saúde do Ceará é destaque em Prêmio Nacional

A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), o Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Autran Nunes, equipamentos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) sob gestão do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), são finalistas do Prêmio CriaAção Sistema Único de Saúde (SUS 2023), iniciativa inédita que irá reconhecer casos de sucesso implantados nas instituições do SUS de todo o Brasil.

No caso das UPAs, o trabalho está inscrito em nome da UPA Autran Nunes, mas todas as UPAs do Estado utilizam o protocolo Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), que é o tema do projeto que concorre. Já o Helv apresentou o monitoramento de fatores ambientais vitais para a saúde dos pacientes. A CCC expôs o trabalho como unidade de transição de cuidados para desospitalização segura.

A lista dos 15 finalistas do prêmio foi divulgada na última quinta-feira (23 de novembro) pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross). Os vencedores serão anunciados em 8 de dezembro, durante solenidade na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília (DF).

Helv monitora fatores ambientais vitais para a Saúde dos pacientes: Indicado na categoria Atenção Hospitalar exclusivo SUS, o Helv concorre com o Projeto "Monitoramento de sistemas críticos em hospital terciário". A iniciativa monitora em tempo real, por meio de microcontroladores, sensores de pressão digital e sensores de medição de ar ambiental, parâmetros críticos como qualidade do ar, pressão de gases medicinais e outros fatores ambientais vitais para a saúde dos pacientes. Os dados coletados são enviados para uma plataforma de visualização online, podendo ser acessado em tempo real ou com o histórico.

- A capacidade de detecção antecipada de variações em sistemas de suporte à vida, como os gases medicinais, contribui diretamente para a segurança dos pacientes. Os dados coletados podem ser utilizados também para otimizar os sistemas de climatização, reduzindo o consumo de energia e, consequentemente, os custos operacionais”, explica o coordenador de manutenção predial do Helv, Jamil Kerbage, desenvolvedor do Projeto (foto).

UPAs utilizam o Protocolo “Infarto Agudo do Miocárdio”: Com o case intitulado “Tecnologia do cuidado para melhoria da assistência em unidades de pronto atendimento: reformulação do protocolo de Infarto Agudo do Miocárdio”, a equipe das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Estado geridas pelo ISGH também está entre as finalistas do Prêmio.

- Estivemos sempre em busca dos melhores resultados para os pacientes assistidos em nossas unidades. Ter esse projeto como finalista de um Prêmio tão importante, mostra como estamos no caminho certo, e que um protocolo construído por nós pode ser implementado em outras UPAs do Brasil e salvar ainda mais vidas”, diz Talyta Neves, analista da Educação Permanente e uma das autoras do trabalho.  

Segundo Patrícia Santana, diretora de Cuidado e Saúde das UPAs geridas pelo ISGH e também autora do trabalho, prevaleceu o fluxo desenvolvido, a proposta, a retrospectiva dos casos estudados e a tecnologia utilizada. 

- Isso mostra que o nosso trabalho tem propósito e significado, e isso é mostrado na prática. Meus parabéns vão para os colaboradores que fazem esse protocolo acontecer e cada profissional comprometido com os resultados na assistência”, reconhece Patrícia Santana.

CCC apresenta resultados em dois anos de funcionamento: Na Categoria Atenção Especializada, está a Casa de Cuidados do Ceará (CCC), que foi inaugurada em junho de 2021, durante a crise por Covid-19, para ajudar na oferta de leitos hospitalares através da desospitalização e cuidados de transição para pacientes sequelados ou cronicamente dependentes, sendo considerada uma unidade de transição hospitalar. Apesar de ser uma unidade com pouco mais de dois anos de funcionamento, a equipe já está colhendo os frutos e o reconhecimento pelo trabalho prestado.

E foi justamente sobre o trabalho prestado nesse tempo de funcionamento da unidade que veio a indicação do trabalho produzido com o título “Implantação de uma unidade de transição de cuidados para desospitalização segura com foco na reabilitação e nos cuidados paliativos”.  

- Estar entre os finalistas do Prêmio do Ibross representa para nossa equipe um marco importante para expandir as atividades da Casa como um novo modelo de atenção à saúde e ser reconhecido nacionalmente”, explica a coordenadora de fisioterapia do equipamento, Aryadne Marques.

- Essa conquista significa um reconhecimento do nosso trabalho a nível nacional e uma oportunidade de divulgar esse nosso projeto como inovação na Linha de Cuidado do paciente crônico no SUS”, acrescenta Ursula Wille Campos, diretora da CCC.

Premiação: O Prêmio CriaAção SUS, do Ibross, visa incentivar a implantação de novas tecnologias e de soluções inovadoras que contribuam com o desenvolvimento e o fortalecimento do SUS. A premiação, que conta com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Instituto Ética Saúde, irá pagar R$ 10 mil para cada um dos cinco autores de projetos vencedores.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B