Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

  • Eis o Arquivo Nirez para sete de fevereiro na História do Ceará
  • 1890 - Toma posse na direção da Estrada de Ferro de Baturité - EFB, interinamente, o engenheiro João Câncio Teixeira da Silva. 
  • 1924 - Apresenta-se em concerto o flautista alemão Walter Schulz, no Theatro José de Alencar, com início às 20h30.
  • 1928 - Surge a Loja Maçônica Fortaleza 3, em sessão realizada na Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará, na Rua Barão do Rio Branco, 309 (atual  1321), tendo como venerável Teodoro Cabral. Depois ela passou a funcionar na Avenida do Imperador, 125.
  • 1933 - O Partido Republicano Conservador e a Aliança Liberal fundem-se no Partido Republicano Nacionalista. Eram seus dirigentes: Carvalho Lima, Vicente Alves Linhares, João Marinho de Albuquerque Andrade (João Marinho de Andrade), José Pompeu Pinto Acioli (José Acioli), Manuel Sátiro, Olavo Oliveira e Stênio Gomes da Silva.
  • 1938 - Fundado por Antônio Filgueiras Lima e Paulo Sarasate Ferreira Lopes, o Instituto Lourenço Filho (depois Colégio Lourenço Filho), funcionando em prédio na Rua Floriano Peixoto, 963, entre a Rua Pedro Pereira e Rua Pedro I. Hoje é Faculdade e fica na Rua Barão do Rio Branco esquina com Avenida Domingos Olímpio.
  • 1943 - Morre, aos 40 anos incompletos, o guarda-livros e comerciante Jorge Vieira, cearense de Maranguape nascido a primeiro de março de 1903.
  • 1947 - A Escola Normal Justiniano de Serpa passa a chamar-se Instituto de Educação do Ceará, pelo Decreto-Lei 2.007.
  • 1957 - Assume a direção da Faculdade de Medicina do Ceará, o professor José Waldemar Alcântara e Silva, primeiro diretor nomeado pelo presidente da República.
  • 1969 - Assume o novo Capitão dos Portos do Ceará. Em substituição ao capitão de fragata Luís Carlos de Faria Vecchio, entra o também capitão de fragata, Luís Carlos Veiga do Amaral.
  • 1970 - Inaugura-se oficialmente a Cervejaria Astra, com fábrica no Papicu, do Grupo J. Macedo. A fábrica foi demolida em 2010, quando completou 40 anos. Hoje funciona o RioMar Fortaleza.
  • 1973 - O farmacêutico cearense Eudson Veras Vieira falece, em São Paulo, onde se encontrava fazendo um curso de pós-graduação.
  • 1974 - Fechado o Centro de Abastecimento Duque de Caxias, por completa falta de higiene, como se não fosse possível a higienização. Ficou abandonado, transformando-se numa favela. Acontece sempre em Fortaleza: abandona-se o equipamento e depois de degenerado ao invés de sanear, destrói-se. Os equipamentos tanto federais, estaduais como municipais são descartáveis. E a população que sofra.
  • 1975 - Inaugurado o Instituto de Oncologia do Ceará, na Rua Major Facundo, 1344, dirigido pelos médicos cancerologistas Paulo Ernesto Montenegro Cavalcante, Cândido Pinheiro de Lima, Francisco Álvaro de Andrade Neto, Manuel Albano Amora Filho e Francisco de Paula Fortaleza.
  • 1977 - Na presença do governador José Adauto Bezerra de Menezes é assinado o contrato entre a Companhia de Água e Esgoto do Ceará-Cagece e o Consórcio Pecal-Engenharia, Indústria e Comércio, de Fortaleza e Itapema Construção e Saneamento, do Rio de Janeiro, para construção do Interceptor Oceânico Leste.
  • 1984 - Anúncio de boas chuvas em todo o território cearense. Em Fortaleza, precipitação que mede 127 milímetros.
  • 1992 - Morre, em Fortaleza, o empresário Antônio Teixeira Leite, sócio da Livraria e Papelaria Educativa.
  • 1998 - Inaugurado oficialmente o novo Aeroporto Pinto Martins, isto é, a nova gare, no local da antiga estação, no Cocorote, obra executada pela Construtora Queirós Galvão S. A., tendo sido construída, para o acesso, uma Nova Avenida, ligando o bairro do Montese à BR-116, a Avenida Senador Carlos Jereissati, em cujo número 2000 fica o aeroporto. O novo terminal tem uma área construída de 36 mil metros quadrados, com quatro pavimentos, e possibilidade de atender 1.660 passageiros/hora, pátio que comporta 19 aeronaves, sendo sete conectadas diretamente às pontes de embarque (sanfonas) e estacionamento para mil veículos. A pista do aeroporto é a mesma. 
  • 2004 - Eleitos o Rei Momo e a Rainha do Carnaval para 2004. Renato Fagundes Diógens Viana, 120 quilos, 1m80cm de altura., 24 anos de idade e Amanda Lopes Veloso, universitária do curso de Educação Física da Unifor, 18 anos de idade, 1m58cm de altura e 58 quilos foram eleitos em festa realizada no Oásis, promovida pela Associação dos Cronistas Carnavalescos do Ceará e a Funcet, com apoio da Federação das Agremiações Carnavalescas do Ceará. A corte momina também é composta pelo rei e rainha infantis Ranier Oliveira e Caroline Albuquerque, escolhidos no Teatro São José. Os reis do Carnaval 2004 serão coroados no dia 14, durante o Baile da Saudade, no Náutico Atlético Cearense e farão a abertura oficial do carnaval de rua da Avenida Domingos Olímpio. Os reis infantis recebem a coroa e a faixa no baile infantil de carnaval do BNB Clube no mesmo dia.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Governadores participam do 'Escrevendo o Amanhã Alfabetizado'

Nove governadores participaram do Evento Virtual 'Escrevendo o Amanhã - Alfabetização em Regime de Colaboração', que discutiu a importância do regime de colaboração entre Estados e Municípios para promover uma Alfabetização de Qualidade, com acesso a todos os estudantes e na Idade Certa. Os nove governadores que participaram do Evento: Camilo Santana (Ceará). Belivaldo Chagas (Sergipe). Flávio Dino (Maranhão) Renan Filho (Alagoas). Paulo Câmara (Pernambuco). Wellington Dias (Piauí). Ronaldo Caiado (Goiás). Renato Casagrande (Espírito Santo). Waldez Góes (Amapá). Ceará  - "Os Indicadores Positivos da Educação do Ceará foram apresentados no Evento 'Escrevendo o Amanhã: Alfabetização em Regime de Colaboração', que participei ao lado de outros oito governadores. O Encontro foi organizado pela Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum. Recentemente, divulgamos os resultados do Spaece, em que alcançamos resultado histórico: pela prim

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Governadores participam do 'Escrevendo o Amanhã Alfabetizado'

Nove governadores participaram do Evento Virtual 'Escrevendo o Amanhã - Alfabetização em Regime de Colaboração', que discutiu a importância do regime de colaboração entre Estados e Municípios para promover uma Alfabetização de Qualidade, com acesso a todos os estudantes e na Idade Certa. Os nove governadores que participaram do Evento: Camilo Santana (Ceará). Belivaldo Chagas (Sergipe). Flávio Dino (Maranhão) Renan Filho (Alagoas). Paulo Câmara (Pernambuco). Wellington Dias (Piauí). Ronaldo Caiado (Goiás). Renato Casagrande (Espírito Santo). Waldez Góes (Amapá). Ceará  - "Os Indicadores Positivos da Educação do Ceará foram apresentados no Evento 'Escrevendo o Amanhã: Alfabetização em Regime de Colaboração', que participei ao lado de outros oito governadores. O Encontro foi organizado pela Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum. Recentemente, divulgamos os resultados do Spaece, em que alcançamos resultado histórico: pela prim